Os proprietários de imóveis de locação que utilizam a plataforma do QuintoAndar foram pegos de surpresa nesta terça-feira (03/06), quando a QuintoCred – segunda maior empresa de garantia onerosa do país – anunciou o fim de suas operações.
Esta medida causa uma grande insegurança frente aos milhares de contratos ainda vigentes, porém não causa grande surpresa para as empresas imobiliárias que atuam no modelo tradicional de locação, por conhecerem as peculiaridades que a operação de locação envolve e a importância extrema da garantia locatícia para os clientes proprietários.
Segundo nota da garantidora QuintoCred, a partir de ontem (03/06/25) não serão mais aceitos novos contratos de garantia, e os contratos vigentes não serão renovados ao final de seus prazos. Também na mesma data inicia o aviso prévio de 60 dias para o encerramento da parceria comercial com as imobiliárias, oficialmente finalizada em 2 de agosto de 2025.
Seguindo um cronograma divulgado pela empresa QuintoCred, os contratos ativos e adimplentes serão encerrados no dia 3 de agosto de 2025, considerando que, para cada contrato vigente, a garantia pós-término contratual será cumprida pela garantidora por mais 60 dias corridos, a partir da data de término original do contrato, com data limite final e improrrogável para todas as obrigações do produto em 2 de outubro de 2025.
Em resumo: as garantias permanecerão vigentes até o término da garantia do QuintoCred, sendo o que acontecer primeiro: a data de aniversário do contrato acrescida de mais 60 dias, ou definitivamente em 2 de outubro de 2025.